fbpx

Como o nome já sugere, o pré-shampoo é qualquer produto utilizado antes do shampoo e da lavagem dos fios. Ele pode ter como objetivo proteger os fios (principalmente aqueles mais secos e danificados) da agressão dos detergentes presentes nos shampoos ou fazer uma limpeza mais profunda antes da lavagem propriamente dita. 

Se você tem fios ressecados, com muito frizz ou está com o cabelo danificado por tinturas e alisamentos, por exemplo, os pré-shampoos em forma de creme, serum, máscara ou óleo podem te ajudar. Eles devem ser utilizados algum tempinho antes de entrar no banho (esse tempo pode variar de 30 minutinhos até horas!), nos fios secos ou levemente úmidos, algumas vezes na semana ou no mês, dependendo do produto e do tipo do cabelo. Depois, você pode seguir com a lavagem com shampoo (somente no couro cabeludo), removendo todo o pré-shampoo e condicionador normalmente. Esse passo evita com que o shampoo agrida demais os fios e remova demais sua umidade e sua camada protetora de gordura, que é super importante para ter fios brilhantes e macios. Existem excelentes produtos prontos no mercado, mas você pode utilizar qualquer máscara capilar simples ou até mesmo um pouquinho de óleo de coco ou de argan, por exemplo! Essa dica é ótima principalmente se você usa shampoos com um poder de limpeza mais potente. Isso vale inclusive para quem tem caspa no couro cabeludo e sofre com os shampoos anticaspa, que geralmente causam bastante ressecamento nos fios.

Já quem tem cabelo muito oleoso e sente que ele não fica totalmente limpo depois de lavar ou para quem gosta de usar muitos produtos finalizadores, existem produtos pré-shampoo adstringentes, com a função de limpeza profunda do couro cabeludo e dos fios, removendo resíduos e preparando-o para a lavagem propriamente dita com o shampoo. Ele pode ser aplicado desde o couro cabeludo até o comprimento dos fios. Esse tratamento pode ser feito a cada 1 a 2 semanas.

Lembre-se de não abusar de nenhum tipo de pré-shampoo, hein? Limpeza de menos ou em excesso nunca é legal!

Leave a Reply

Pin It on Pinterest