fbpx

Quem ai está notando uma queda maior de cabelo nessa quarentena?

Primeiramente, vou lembrar aqui que estamos limpando mais a casa (serviço que muitas vezes era feito por outra pessoa), além de passar mais tempo dentro de casa (reparando mais no piso, no banheiro etc) e, muitas vezes, até lavando menos o cabelo por estarmos saindo com menor frequência, o que pode aumentar a sensação e a percepção da queda (todos os fios que caem normalmente quando lavamos e penteamos os cabelos podem se acumular!).

Dito isso, o estresse que estamos vivendo realmente pode causar uma queda significativa de cabelo, por um mecanismo que chamamos de “eflúvio telógeno agudo”, que significa perda dos cabelos na fase telógena. Essa é uma queda que ocorre geralmente 2 a 3 meses depois de algum estímulo que faz o fio passar da fase de crescimento (que chamamos de fase anágena) para a fase telógena (fase de repouso dos fios, que é seguida da queda e vinda de um fio novo). Essa é uma das causas mais comum de queda de cabelo e pode causar uma perda significativa da quantidade de fios. Os estímulos podem ser vários: além do estresse, podem desencadear essa queda fatores como parto, cirurgias, alterações hormonais, doenças graves, febre alta, dietas restritivas e perda de peso, medicações como antidepressivos, anticonvulsivantes, anticoncepcionais, dentre outros.

Pensando que esse estresse devido à pandemia começou há cerca de 2 meses, a queda que está ocorrendo agora ou há algumas semanas pode ser relacionada a outro fator anterior a esse período. Além disso, não sabemos se o Coronavírus poderia desencadear uma queda de cabelo mais precoce, como ocorre em outras viroses como a dengue. Ainda temos muito a aprender sobre os efeitos do vírus em nosso corpo.

A boa notícia é que esse tipo de queda não gera cicatriz no folículo então é reversível e costuma se resolver em 3 a 6 meses, com a vinda de um novo fio e de um ciclo capilar! Algumas vitaminas podem ajudar no processo, mas o quadro costuma se resolver sozinho, sem a necessidade de tratamento!

Então, nada de desespero! Converse com seu dermato para ele te orientar se o seu cabelo está caindo e nada de se auto-medicar ou tomar vitaminas desnecessárias por contra própria, OK?

 

 

Leave a Reply

Pin It on Pinterest