fbpx

Muitos de vocês tem dúvidas sobre a idade certa para começar a fazer procedimentos estéticos. O que eu sempre costumo dizer aqui nas consultas é que não existe uma regra, uma “receita de bolo” pronta para seguir, pois cada paciente é único, ou seja, cada um tem características diferentes, envelhece de forma distinta, tem um estilo de vida e uma rotina de pele variados, o que impacta de forma diversa no envelhecimento que cada um vai ter.

Portanto, alguns podem necessitar de determinados procedimentos mais precocemente, enquanto outros podem esperar mais alguns anos e ir investindo em outros tratamentos, até mesmo preventivos. Por exemplo: uma jovem de 30 anos pode já ter linhas de expressão marcadas na testa e ter indicação para a aplicação de toxina botulínica para suavizar essas rugas iniciais e não deixar que elas fiquem ainda mais evidentes, o que não se resolverá futuramente somente com a toxina e necessitará de mais técnicas. Já outra paciente de 40 anos pode ter a expressão facial mais fraca (e adiar a toxina botulínica), mas mostrar uma flacidez de pele mais evidente e ter como prioridade tratamentos que estimulem o colágeno, com bioestimuladores e ultrassom, por exemplo. Outras podem ter como indicação principal o tratamento da qualidade da pele, com lasers e peelings, mesmo mais jovens, e outras com mais idade podem ter uma excelente qualidade de pele mas sofrer com a perda de gordura e desabamento da face.

Deu pra ver que não tem mesmo regra, né? Somente uma avaliação especializada e uma boa conversa durante a consulta para ver as queixas, expectativas e desejos do paciente e definir um plano de tratamento, decidindo quais procedimentos são indicados e quando eles devem ser iniciados.

O segredo da naturalidade está exatamente aí: fazer procedimentos indicados, na idade adequada, na medida certa, gradualmente e de preferência preventivamente, se antecipando às alterações que sabemos que irão acontecer, para que o envelhecimento, que é inevitável, possa se desenhar de forma mais suave e lenta.

 

 

 

Leave a Reply

Pin It on Pinterest