fbpx

Tem vez que bate aquela vontade de cuidar da pele, mas são tantas opções de sabonetes, loções, anti-idades, protetores que a gente se perde, não é?  Será que na dúvida vale a pena pegar emprestado algum creme da mãe, copiar a receita daquela amiga que deu super certo pra ela ou pegar o primeiro produto que chamar a sua atenção na prateleira?

Não me oponho de forma alguma àqueles pacientes que curtem ir na farmácia, pesquisar as novidades e comprar algo que achem que pode dar certo na sua pele. Quando falamos de cosméticos, hidratantes, sabonetes, protetores… o céu é o limite! Vale até testar o da mãe, da amiga, da prima ou da irmã que tem a pele parecida com a sua antes de comprar.

Porém, quando falamos de produtos de tratamento propriamente ditos (produtos com ácidos, alguns anti-rugas, clareadores, medicamentos para acne), pode ser um pouco arriscado utilizar algum deles por conta própria, sem saber se aquele ativo ou formulação é indicado para sua pele. Imagina pegar um ácido super potente prescrito para a pele mais madura e com mais rugas da sua mãe por exemplo e usar perto dos olhos? Ou usar um produto para melasma que funciona para sua colega, usar da forma errada, ter uma reação indesejada e a mancha piorar? (acreditem, nós dermatos vemos casos como esses todos os dias!) A chance de usar um produto que não foi prescrito para você e não dar certo é grande.

Claro que muitas vezes nós prescrevemos com todo cuidado um tratamento e não dá certo: o paciente não gosta da textura, não consegue usar a receita toda ou tem alguma reação ou irritação na pele. Contudo, depois de uma avaliação minuciosa da pele durante a consulta, uma boa conversa e as orientações de uso, a chance de isso acontecer é pequena. A receita dermatológica é individual e feita especialmente para você, cuidadosamente, baseada na experiência e na expertise do seu dermato. E é muito gratificante ver quando a rotina e o tratamento que prescrevemos funciona e o paciente gosta!

Então, na dúvida, peça pro seu dermato te ajudar a escolher os produtos mais adequados para seu skincare e te indicar o melhor tratamento pra sua pele!

Leave a Reply

Pin It on Pinterest