Tratamento

Estéticos e Laser

TRATAMENTOS PARA:

  • Manchas, melasma e sardas: As desordens de pigmentação são uma das queixas mais frequentes no consultório. Existem várias causas para manchas escuras na pele: sardas e manchas de sol, manchas pós alguma inflamação (como acne, queimaduras, machucados), melasma… O melasma merece uma atenção especial: são aquelas manchas acastanhadas, geralmente na face de mulheres, que podem aparecem com a exposição solar, gravidez e uso de anticoncepcionais. Além de ácidos, cremes clareadores e muito protetor solar, podemos fazer tratamentos em consultório como lasers ablativos e não ablativos, peelings clareadores e drug delivery de medicações clareadoras com microagulhamento ou MMP®
  •  

  • Olheiras: Muita gente se incomoda com esse escurecimento na região ao redor dos olhos. As olheiras podem ser de vários tipos: acastanhadas (pigmentares), profundas (causam uma sombra na região) ou arroxeadas (vasculares). Apesar do tratamento delas ser um desafio, além do tratamento domiciliar, podem ser indicados procedimentos em consultório como: peelings clareadores e renovadores da pele, lasers que atuem na remoção de pigmento e no estímulo de colágeno, preenchimento da região com ácido hialurônico e ultrassom microfocado, dependendo do tipo de olheira e da presença ou não de bolsas e flacidez.
  •  

  • Envelhecimento e manchas causadas pelo sol: o sol é o maior causador do nosso envelhecimento externo e causa manchas claras, escuras e aumentos dos vasos na pele, além de degradar o colágeno e deixar a pele sem vida, flácida e com rugas. Esse fotoenvelhecimento pode ser atenuado com procedimentos em consultório como lasers, luz pulsada, peelings e microagulhamento, mas o protetor e a restrição à exposição solar não podem ser deixados de fora.
  •  

  • Cicatrizes em geral: as cicatrizes, sejam elas pós-cirúrgicas, pós-acne, pós-traumáticas etc, são bastante incômodas quando muito aparentes ou quando ocorre um processo e cicatrização inadequado, ocasionando cicatrizes hipertróficas (altas) ou quelóides. Elas podem ser atenuadas com procedimentos como laser fracionado ablativo, luz pulsada, laser não ablativo, microagulhamento, MMP®  e infiltrações.
  •  

  • Acne e cicatrizes de acne, poros dilatados: a pele oleosa, com espinhas e poros dilatados, possui melhora importante da secreção sebácea e de seu aspecto com procedimentos em consultório como peelings químicos, lasers, e microagulhamentos, assim como as cicatrizes atróficas resultantes de acne mais severa. Ocorre renovação da pele, redução do sebo e da formação de cravos,  diminuição da inflamação das lesões e estímulo de colágeno.
  •  

  • Alopecias (calvície e outras quedas de cabelo): são uma das queixas mais frequentes no consultório, e podem ter várias causas! O tratamento vai depender da causa, mas geralmente podemos associar alguns procedimentos feitos em consultório para melhorar e acelerar a resposta, como o microagulhamento com a técnica MMP®, que possibilita levar ativos de interesse diretamente onde eles devem agir,  controlando com maior precisão a quantidade e profundidade dessa infusão. Para as quedas de cabelo e calvície, são utilizadas substâncias como fatores de crescimentos, vitaminas, anti-inflamatórios e  até mesmo minoxidil e finasterida, colocados diretamente no couro cabeludo para estimular os folículos e reduzir a queda, além de favorecer o engrossamento e fortalecimento dos fios já existentes. O MMP® capilar é um procedimento adaptado e personalizado com a melhor mescla de ativos para cada tipo de queda.
  •  

  • Estrias: As estrias são lesões de pele lineares avermelhadas ou rosadas, deprimidas ou até mesmo um pouco elevadas na fase inicial, ficando mais claras quando antigas. São muito frequentes e surgem em situações de distensão acentuada da pele, como gestação, crescimento, ganho ou perda excessiva de peso ou de massa muscular, colocação de próteses de mama ou após uso prolongado de corticóides, por exemplo. A estria se forma inicialmente por uma inflamação, seguida de rompimento de fibras colágenas e elásticas da pele, gerando um tipo de cicatriz. As regiões mais afetadas são: nádegas, abdome e flancos, mamas, dorso e coxas. A predisposição individual a ter estrias é o maior fator determinante para seu surgimento. Para as estrias que já apareceram, existem vários tratamentos disponíveis para a melhora do quadro. Podem ser utilizados isoladamente ou em associações (o que confere um melhor resultado): ácidos (como o ácido retinóico e o ácido glicólico), microagulhamento,  lasers e luz pulsada e peelings químicos. A resposta é variável de acordo com o tipo, profundidade e tamanho da lesão. O resultado é mais significativo na fase inicial, quando as estrias ainda estão avermelhadas.
  •  

  • Sudorese excessiva: A hiperidrose, ou suor excessivo, ocorre devido a uma hiperfunção das glândulas sudoríparas, especialmente em regiões como axilas, mãos e pés. A hiperidrose pode decorrer de fatores emocionais, medicações ou de doenças que afetam a produção do suor.  O quadro pode trazer um desconforto grande e atrapalhar as atividades diárias, trabalho e o convívio social dos pacientes. Um dos melhores tratamentos consiste na aplicação de toxina botulínica para diminuição da secreção das glândulas de suor. É um procedimento minimamente invasivo que possui resultados excelentes e duradouros, praticamente sem riscos.
  •  

  • Rejuvenescimento global facial
  • Harmonização, sustentação e volumização da face:  Atualmente, as mais modernas técnicas de rejuvenescimento focam em uma abordagem tridimensional e multicamadas da face, utilizando múltiplos tratamentos combinados, para resultados melhores e mais naturais. Muitas vezes os pacientes não conseguem ver além de determinada ruga ou estão incomodados apenas com determinada área do rosto, mas o processo de envelhecimento ocorre não somente na pele: ele ocorre em todas as camadas do rosto, desde a parte óssea, nos músculos, até nos compartimentos gordura facial, com uma modificação de todas essas estruturas,  somadas à flacidez da pele e as rugas de expressão.  Não se deve tratar rugas ou sulcos isoladamente, mas sim analisar a face globalmente e fazer um tratamento tridimensional, buscando o equilíbrio do rosto. Procedimentos como toxina botulínica para rugas de expressão, preenchedores e bioestimuladores  para repor estruturas perdidas e produzir colágeno, e aparelhos como lasers, para atuar na superfície da pele e estimular colágeno, e ultrassom microfocado, para lifting facial, contração tecidual e melhora da flacidez, possuem efeito complemento e sinérgico na busca de uma face renovada e mais jovial, indicados muitas vezes aos primeiros sinais da idade, para atuar de forma inicial e proporcionar um envelhecimento mais suave. Para um resultado completo, temos que abordar tudo isso no tratamento do rejuvenescimento, e também entender que o envelhecimento é um processo contínuo e que, por isso, nenhum tratamento é definitivo! O plano de tratamento para cada um é individualizado e deve ser discutido na consulta os procedimentos mais eficazes e a sequência deles, de acordo com as prioridades do paciente, e conforme suas particularidades, expectativas e desejos, após criteriosa avaliação clínica.
  •  

  • Tratamento da qualidade da pele e da flacidez facial e corporal: A renovação da pele e melhora da flacidez e dos contornos faciais fazem parte do rejuvenescimento global. Procedimentos como bioestimuladores para repor e estimular a síntese de colágeno, e aparelhos como lasers e peelings, para atuar na superfície da pele, atenuando manchas e rugas, e estimular colágeno, além de ultrassom microfocado, para lifting facial, contração tecidual e também melhora da flacidez, têm efeito sinérgico e se complementam na busca de uma face renovada e mais jovial. E vale lembrar que no processo de envelhecimento ocorre diminuição importante da produção de colágeno a partir dos 30 anos. Nessa fase, já é possível (é recomendado!) iniciar alguns cuidados para envelhecer bem e atenuar o surgimento da flacidez e das rugas. Em outros casos, precisamos atuar em uma flacidez já instalada, corporal ou facial, e repor esse colágeno perdido, seja pelo processo do envelhecimento ou por fatores como perda importante de peso, gestação e amamentação, atividades físicas de alto rendimento, pacientes com baixo percentual de gordura etc.
  •  

  • Melhora de rugas superficiais, fundas e  sulcos (“bigode chinês”, “linha de marionete”)
  • Melhora do contorno facial e da papada
  • Melhora do “código de barras” e “pés de galinha”
  • Tratamento da qualidade da pele e da flacidez facial e corporal
  • RECURSOS UTILIZADOS

  • Toxina botulínica (tratamento de rugas dinâmicas e hiperidrose): É o procedimento mais feito no consultório. A toxina botulínica vai ajudar a prevenir e amenizar rugas e linhas de expressão do rosto e pescoço, que vão ficando mais marcadas com o passar dos anos e a repetição das contrações dos músculos no local. Ela tem a função de fazer com que essa musculatura, responsável pelas rugas dinâmicas da mímica facial, relaxe e não contraia com tanta intensidade. É ideal para rugas de movimento da testa, entre as sobrancelhas, nos “pés de galinha” e no pescoço. As rugas que já aparecem na pele mesmo sem o movimento não irão ser resolvidas totalmente com a toxina. Quando aplicada nos pontos certos e na dose ideal, ela proporciona uma aparência mais jovem ao rosto, melhorando a textura da pele e atenuando as marcas de expressão de forma incrivelmente natural e segura. Ela também é um ótimo tratamento para excesso de suor em áreas como axilas, couro cabeludo, pés, mãos e até mesmo na virilha! A toxina irá bloquear a secreção das glândulas sudoríparas dos locais da aplicação. O suor é bloqueado totalmente logo após o procedimento e vai gradualmente voltando, chegando a como era antes da aplicação muitas vezes somente depois de um ano, quando é necessário fazer a aplicação novamente. É uma excelente opção pra quem se incomoda com o excesso de suor e não quer fazer cirurgia.
  •  

  • Peelings químicos faciais e corporais: Os peelings consistem na aplicação de agentes químicos na superfície da pele. O objetivo é causar uma lesão controlada das camadas da pele,  que causará uma esfoliação seguida de regeneração. O grau de descamação varia de acordo com o tipo do peeling, que pode ser superficial, médio ou profundo, dependendo da  profundidade que atingem.  As substâncias utilizadas são várias (ácido retinóico, ácido tricloroacético, ácido glicólico, ácido salicílico, entre outras) em concentrações variadas, isoladamente ou associadas entre si ou com outros procedimentos. Os peelings podem ser utilizados para fins terapêuticos ou cosméticos. A esfoliação causada pelo procedimento melhora o aspecto e a qualidade da pele, e as indicações mais comuns são: tratamento de manchas; envelhecimento leve, moderado ou grave e rugas; acne ativa (espinhas) ou cicatrizes de acne; estrias. Podem ser realizados na face ou em outras áreas do corpo. Os peelings são procedimentos muito utilizados na prática dermatológica, bastante seguros e com excelentes resultados, se realizados com indicação adequada e por profissional qualificado.
  •  

  • Preenchimento global facial com Ácido Hialurônico e técnica MD Codes®: O preenchimento cutâneo é uma técnica empregada para corrigir sulcos, rugas e cicatrizes, por meio da injeção de substâncias sob a área da pele a ser tratada, o que a levanta e diminui assim a sua profundidade. Um dos principais objetivos dos preenchedores é atenuar linhas e sulcos, sustentar e repor o volume facial e melhorar seus contornos e formas. O Ácido Hialurônico é o mais indicado para realizar o preenchimento facial, atuando em rugas finas ou em sulcos marcados (como o ”bigode chinês” e a “linha de marionete”) e em áreas mais fundas como olheiras, devolvendo volume ao rosto e definindo menor seus contornos. Ajuda também na sustentação e volumização da face. Também pode ser usado no processo chamado embelezamento, para aumentar e definir de forma natural regiões como lábios, mandíbula e queixo.
  • Preenchimento labial
  • Preenchimento de olheiras
  • Preenchimento de queixo e mandíbula
  •  

  • Bioestimulação de colágeno facial e corporal com Sculptra® e Radiesse®: esses bioestimuladores injetáveis estimulam de forma significativa a síntese do colágeno tipo I e III na pele, auxiliando na diminuição da flacidez corporal e melhorando a espessura da pele da face e de áreas como pescoço, braços, abdome, coxas e nádegas, de forma natural e gradual.
  •  

  • Microagulhamento/Indução Percutânea de Colágeno por Agulhas (lPCA): O microagulhamento médico visa induzir a produção cutânea de colágeno, servindo para melhora da textura e viço da pele, atenuação de cicatrizes (estrias, marcas de acne, cicatrizes cirúrgicas), manchas (como o melasma), melhora de rugas e flacidez, auxílio no tratamento calvície, dentre outras indicações. O tratamento consiste em produzir minúsculos furos na pele, ocasionando uma reorganização de sua estrutura com o estímulo promovido pelas agulhas. A aplicação é feita com uma espécie de rolo ou caneta de plástico, descartáveis, contendo várias fileiras com centenas de microagulhas bem finas, que podem ter diferentes comprimentos de acordo com o objetivo do tratamento. Ao utilizar esse aparelho na pele, fazendo furos em várias direções, são criadas microlesões que irão desencadear um processo de cicatrização e regeneração celular, com proliferação de células-tronco, estímulo de fibroblastos (que produzem elastina e colágeno) e de novos vasos sanguíneos.Com a criação desses furos na pele, pode-se ainda aproveitar para aplicar topicamente substâncias terapêuticas (como vitamina C, vitamina E, ácido hialurônico, ácido retinóico…) que penetrarão diretamente na derme, processo chamado de drug delivery. Uma grande vantagem em relação aos tratamentos com laser é a sua maior segurança em pessoas de pele mais morena. Esses pacientes com fototipo alto podem apresentar manchas após a aplicação do laser, devido à energia térmica, ausente na técnica do microagulhamento. Mesmo assim, alguns pacientes precisam de preparo anterior da pele com medicações específicas, para evitar complicações.
  •  

  • Infiltração intralesional: Uma ótima opção para o tratamento de cicatrizes hipertróficas e quelóides, a injeção intralesional de medicamentos promove redução da espessura, da proliferação e do tamanho delas.
  •  

  • Tratamentos a Laser e com luz intensa pulsada: os lasers e a luz pulsada são fontes de luz ou radiação eletromagnética com algumas características especiais, utilizadas na dermatologia com inúmeras indicações de tratamentos: atenuar rugas e linhas de expressão, melhorar a pele danificada pelo sol, melhorar o tônus e flacidez da pele; remover ou atenuar vasos sanguíneos, sardas, manchas; ajudar no tratamento da acne e da rosácea; atenuar irregularidades da pele, cicatrizes, quelóides e estrias; remover pêlos; melhora da textura geral da pele e fechamento de poros, tratamentos de lesões de pele benignas. O tipo de laser adequado para cada tipo de pele e para cada indicação será determinado pelo médico no momento da avaliação durante a consulta. Cada laser tem indicação, número de sessões necessárias e processo de recuperação diferentes e de acordo com cada tipo de tratamento.
  •  

  • Ultrassom Micro e Microfocado de alta intensidade (Ultraformer III®):  É uma tecnologia completa que serve para promover lifting facial, combater a flacidez de corpo e rosto e evidenciar o contorno corporal e facial pela redução de gordura localizada. À medida que os anos passam, nossa pele perde colágeno, gradativamente. Com isso, a firmeza e o contorno dela começam a ser impactados. Rugas, flacidez, as linhas de expressão e a “papada”, por exemplo, são alguns dos sinais dessa perda. O Ultraformer III entra justamente para tratar isso. Ele é um aparelho de ultrassom que atua micro e macrofocadamente. Possui o poder de promover um lifting facial instantâneo, além de combater a flacidez da pele e muscular e a gordura localizada. As ondas de ultrassom focadas causam pequenos pontos de coagulação em diferentes profundidades da pele, do músculo e da gordura. Esses pontos na derme vão estimular a produção de colágeno e reorganizá-lo, ajudando a firmar e rejuvenescer a pele; na camada muscular promovem contração e efeito lifting; e no tecido gorduroso vão destruir as células adiposas, diminuindo a gordura localizada e melhorando o contorno local. As ponteiras microfocadas são utilizadas para melhorar a flacidez facial e corporal e para fazer efeito lifting no rosto, pois atuam principalmente na pele e no músculo. Já as macrofocadas conseguem atingir a camada adiposa da pele, sendo utilizadas principalmente no corpo para reduzir aquela gordurinha indesejada, mas também são ótimas para diminuir papada, afinar o rosto e acabar com aquela gordurinha do sutiã, por exemplo. Os resultados são percebidos a partir da primeira sessão, com melhora progressiva ao longo dos meses. O procedimento é realizado em consultório médico, sem necessidade de tempo de recuperação, o que garante o retorno imediato às atividades normais.
  •  

  • Microinfusão de medicamentos na pele (MMP®): esse procedimento consiste em associar um microagulhamento a uma microinfusão de ativos diretamente na pele ou seja, no local onde eles devem chegar. Assim, são colocados diretamente na derme substâncias clareadoras, anti-idade, anti-acne, anti-neoplásicas, estimuladoras do crescimento capilar por exemplo. Uma das formas mais modernas de drug delivery!