fbpx

Quem aí vai acumulando maquiagens abertas na penteadeira e esquece de checar a validade? As maquiagens e cosméticos esquecidos há muito tempo podem ser armadilhas! Alguns produtos tem validade maior, como pós e sombras, e outros itens possuem validade bem curta, como as máscaras de cílios.

Existe a data de validade do produto fechado, mas existe um prazo de validade que passa a contar depois que o produto foi aberto. Normalmente o prazo fica entre 6 e 24 meses. É importante reparar nisso! A maioria dos produtos tem esse dado na embalagem, na forma de um desenho de um potinho aberto com um número dentro. Desrespeitar esse tempo pode causar alergias, irritações e até mesmo infecções na pele e nos olhos!

Quando esse tempo de validade expira, ocorre a perda a estabilidade cosmética, podendo ocasionar mudança de cor, textura e cheio dos produtos. Fique atento a esses sinais depois que eles forem abertos, mesmo que estejam dentro da validade. Além disso, seus ingredientes conservantes também expiram, o que pode favorecer o crescimento de bactérias e outros micro-organismos e deixar o cosmético mais propenso a causar alergias e reações.

Ah, vale reforçar que os pincéis e esponjas também devem ser limpos higienizados periodicamente (semanalmente, em geral), pois o método de aplicação também influencia na duração dos cosméticos. Para produtos para a área dos olhos, o cuidado deve ser redobrado! Esses requerem atenção ainda maior na validade, que costuma ser bem mais curta, e limpeza frequente dos lápis e pincéis, que devem ser sempre de uso individual. Por terem embalagens escuras e fórmulas mais úmidas, o ambiente é ainda mais propício à reprodução de fungos e bactérias.

Para conservar a maquiagem em seu melhor estado para que ela dure o tempo previsto na embalagem, o lugar ideal para que ela seja armazenada é aquele mais fresco, longe do sol e seco (ou seja, nada de umidade!), sempre bem fechada. Lave bem as mãos antes de manusear os produtos e tente deixá-los abertos o mínimo de tempo possível.

 

Aqui coloquei, em média, a validade de alguns produtos (mas o que vai valer é sempre o que está na embalagem, OK?)

Base, BB creams: de 12 a 24 meses

Sombras em pó: 36 meses

Batons: 12-48 meses

Máscara de cílios: 3-6 meses

Corretivo: 6-18 meses

Pó solto ou compacto, iluminador, blush: de 18 a 24 meses

Gloss: de 6 de 12 meses

Delineador: de 6 a 12 Meses

 

Então, lembre-se: é preciso checar as embalagens regularmente e estar sempre renovando o estoque de maquiagens e cosméticos, e evitar compartilhá-los, pelo bem da saúde da sua pele, combinado?

Leave a Reply

Pin It on Pinterest