fbpx

A vitamina C é um nutriente essencial para o bom funcionamento geral do nosso corpo, inclusive na nossa pele. É o antioxidante mais abundante da pele e muito importante para seu equilíbrio. Mesmo com altas doses de suplementação oral da vitamina, apenas uma pequena fração ficaria ativa e biodisponível na pele, então a aplicação de vitamina C topicamente demonstrou ser interessante.

Por ser uma vitamina solúvel em água, enfrenta dificuldade para penetrar na nossa pele, que naturalmente repele a água.  Portanto, a vitamina C depende de uma série de fatores para ser absorvida pela pele, como o pH, a concentração da vitamina e a sua estabilidade na formulação, além da carga elétrica da molécula utilizada. Quanta coisa, né? De todas as formas disponíveis, o ácido L- ascórbico é a forma mais ativa e a mais estudada (a chamada vitamina C pura), mas existem vários derivados da vitamina C que são utilizados, para facilitar a penetração e estabilidade.

Mas quais seriam os benefícios dessa vitamina na pele? 

A vitamina C na pele possui funções:

  • Antioxidante: sofremos a todo momento danos oxidativos (causados por radicais livres) na pele, acelerados pelos efeitos da radiação solar, da poluição e do cigarro por exemplo. A vitamina C neutraliza esse chamado stress oxidativo por ser um dos mais potentes antioxidantes cutâneos. Essa ação pode ser potencializada pela associação com outros antioxidantes, como a vitamina E por exemplo.
  • Clareadora: a vitamina C possui ações despigmentantes leves, pois consegue interferir na ação aa enzima chave na produção da melanina, a tirosinase.
  • Preventiva do fotoenvelhecimento: a vitamina C é comprovadamente eficaz em reduzir os radicais livres produzidos pela exposição solar, o que evita, juntamente com o protetor, a formação do chamado fotoenvelhecimento (o envelhecimento causado pelo sol), caracterizado por manchas, textura irregular e não homogênea da pele, rugas fundas e a elastose solar (aquela pele grossa e amarelada de quem tomou muito sol, sabem? Isso ocorre pela degeneração das fibras de colágeno e de elastina) Por isso, gosto muito de indicar a vitamina C pela manhã, durante os primeiros passos da rotina da pele, antes do protetor solar.
  • Estímulo de colágeno: a vitamina C é um cofator super importante na síntese do e estabilização das fibras colágeno. Além disso, tem a capacidade de inibir a atuação de enzimas que degradam o colágeno.
  • Cicatrização: é uma vitamina essencial no processo de cicatrização e importante também na manutenção da integridade da barreira cutânea e dos vasos sanguíneos, por sua ação na síntese do colágeno, sinalização e diferenciação celular e na formação do do tecido de suporte da pele.

Quantos benefícios, né? Converse com seu Dermato e descubra se a vitamina C é uma boa opção para a sua rotina de pele!

Leave a Reply

Pin It on Pinterest