fbpx

Chegou 2020 e com ele a vontade de botar as metas traçadas no fim do ano em prática! Muita gente tem vontade de começar o ano priorizando o auto-cuidado e o bem-estar pessoal. Um dos procedimentos dermatológicos mais feitos nessa época  é a aplicação da toxina botulínica, o famoso Botox! Você já deve ter ouvido falar, não é?

A toxina botulínica  promove um relaxamento muscular nas áreas onde é aplicada, disfarçando as rugas que aparecem com o movimento (as chamadas rugas dinâmicas) e vão marcando a pele com o passar dos anos. O efeito vai saindo gradualmente, podendo durar de 4 a 6 meses, a depender de fatores como força muscular, metabolismo próprio, tabagismo, prática de atividades físicas etc.

Uma dúvida frequente dos pacientes é se as aplicações têm efeito imediato (principalmente os ansiosos de primeira viagem rsrs). Não! Os resultados vão aparecendo após alguns dias, geralmente 48 a 72 horas (dependendo da marca da toxina), atingindo seu ápice com duas semanas. Nessa época, é  importante voltar ao consultório para avaliar o resultado e complementar a aplicação, se necessário!

Como tudo na vida, o excesso estraga o equilíbrio. Com a toxina botulínica não é diferente. Quando aplicada nos pontos certos e na dose ideal para cada caso, ela trata as linhass dinâmicas e proporciona uma aparência mais jovem, melhorando a textura da pele e atenuando as rugas de forma incrivelmente natural, conferindo à face um ar mais descansado e jovial, com a expressão mantida, porém bem mais suave.

Entretanto, em doses excessivas e nos pontos inadequados, pode acabar deixando um aspecto artificial e sem expressão na face. Assim, o resultado é uma pele com aspecto “plastificado” e uma face “congelada”. Mas fique tranquilo, um bom profissional não irá te deixar ficar assim e irá fazer uma aplicação suave e que preserve as suas expressões! 

Muita gente se pergunta: “A toxina botulínica causa dependência?” Não existe nenhuma evidência científica de que a toxina vicie. Entretanto, o que pode ocorrer é a dependência psicológica, que despertará o desejo de realizar outras aplicações ao ver os primeiros sinais das rugas voltando.  Mais raramente, pode também ocorrer a formação de anticorpos a alguns tipos de toxina, o que diminuiria o efeito e a duração da aplicação. Nesse caso, podem ser tentadas outras marcas do produto.

Vamos começar o ano aliviando as rugas de preocupação e ficando prontos para encarar o ano que começou?

Leave a Reply

Pin It on Pinterest