fbpx
Aproveitei que amanhã é dia das crianças e vim falar sobre os cuidados que devemos ter com a pele dos pequenos. 
 
A pele das crianças exige atenção especial por ser mais vulnerável e, com toda a energia que os pequenos possuem, acaba sofrendo, com ressecamento, queimaduras de sol, machucados e alergias. 
 
Quanto menor a idade, maior é a imaturidade da barreira dessa pele, o que aumenta sua permeabilidade e o risco de absorção de substâncias que podem ser tóxicas ou causar alergias para o bebê e para a criança. Portanto, opte por produtos liberados para uso infantil, desde hidratantes e sabonetes até shampoos, condicionadores e outros cosméticos. Esses produtos respeitam o pH da pele e dos olhos.
 
Evite banhos longos e quentes para não ressecar a pele, não remover a camada cutânea natural de gordura e não agredir os cabelos. Isso vale ainda mais para os atópicos! Além disso, use pouco sabonete e evite buchas, pois a pele das crianças é mais sensível. O sabonete deve ser hidratante de preferência, e usado apenas em regiões como como pés, axilas, rosto e região genital. Depois do banho, capriche na hidratação.
 
Muito cuidado com queimaduras solares! Já falei algumas vezes aqui que o câncer de pele (principalmente o mais grave, o melanoma), está associado a queimaduras solares na infância. Então, não deixe de proteger suas crianças, que são mais suscetíveis à queimaduras. A partir dos 6 meses de idade, o uso de filtro solar já está liberado. Opte sempre pelos protetores infantis, mais seguros para eles, e associe roupas, bonés/chapéus com proteção UV.
 
Cuidado também com a cabeleira das crianças: por ser ainda um cabelo imaturo e mais frágil, além do uso de produtos específicos infantis, deve-se fazer penteados que não fiquem apertados, lavá-los diariamente ou em dias alternados e desembaraçá-los sempre com cuidado. Jamais deixe os pequenos dormirem com o cabelo molhado e evite prender os fios até que estejam secos. 
Gostaram?
 
#diadascrianças #cuidadoscomapele ##crianças #dermatopediatria #dratainahalmeida #clinicainovaderm

Leave a Reply

Pin It on Pinterest