fbpx

A cicatrização é um delicado processo pelo qual nosso corpo repara os tecidos que foram lesados. Muita gente tem dúvida sobre os cuidados importantes para uma boa cicatriz, seja ela uma ferida, machucado ou cicatriz de alguma cirurgia ou procedimento.

Primeiramente, vale lembrar que a cicatrização vai depender do tipo do dano tecidual, do local da pele, das condições do paciente… existem vários fatores envolvidos! A cicatriz geralmente começa avermelhada e vai se tornando mais clara ou próxima do tom da pele com o tempo. Ela pode apresentar sensibilidade e coçar bastante no início. Em alguns casos, pode se tornar mais escura, alta ou até mesmo crescer bastante e se tornar o que chamamos de quelóide. De forma geral, costumo orientar uma boa limpeza da ferida (geralmente com soro fisiológico ou água e sabonete suave) e hidratação no local. Gosto de indicar pomadas cicatrizantes que auxiliem na regeneração da pele e na manutenção desse meio úmido ideal para a cicatrização e removam o tecido que não está saudável (quando necessário).  Géis e fitas a base de silicone são ótimos para prevenir a formação de cicatrizes mais elevadas e queloideanas. Outros ativos interessantes em produtos para a cicatrização são a Centella asiática, vitamina C, vitamina E e o óleo de rosa mosqueta. O protetor solar também é super importante no processo (depois que a pele já está totalmente cicatrizada, claro), para evitar que a cicatriz fique escura. É importante ainda evitar o estiramento da cicatriz e a tensão no local.

Ah, e nada de tirar a casquinha, viu? Ela é importante para proteger e proporcionar a regeneração da pele que está abaixo dela.

Quando a cicatriz já se formou e não ficou legal, seu dermatologista de confiança pode te ajudar a melhorar o aspecto dela, utilizando tratamentos como lasers, peelings, microagulhamento e até mesmo aplicação de toxina botulínica! Conseguimos deixá-las menos perceptíveis e bons resultados são possíveis, mas uma cicatriz sempre será uma cicatriz, vale lembrar.

Leave a Reply

Pin It on Pinterest