fbpx

A hidroquinona é um clássico ativo clareador da pele, usado desde os anos 60. Serve para o tratamento de manchas como melasma, sardas, manchas após alguma inflamação da pele e lentigos (sardas) solares.  Esse ativo é tão potente no clareamento porque inibe a síntese da melanina, pigmento da nossa pele. Nenhum clareador até hoje mostrou resultados superiores a ele! A Hidroquinona é proibida em alguns países como Austrália, EUA e Japão, mas aqui no Brasil ela é utilizada em concentrações de 2 a 4% com segurança.

O problema dessa droga é que ela pode ter efeitos colaterais para para a pele, se usada por um tempo prolongado e sem recomendação médica, podendo gerar irritação e sensibilidade cutânea (e consequentemente, piora das manchas), além de manchas claras arredondadas (chamadas de manchas em confete) ou manchas escuras cinza-azuladas (o que chamamos de ocronose, o que é rara e geralmente associado com altas concentrações de hidroquinona por longos períodos).

Confesso que cada vez uso menos Hidroquinona na minha prática, mas gosto muito dos resultados do seu uso e a considero um ativo muito importante e super efetivo para clarear manchas indesejadas na pele. Porém, não recomendo que usem sem orientação e acompanhamento médico, principalmente por tempo prolongado, OK?

Não é segura para uso na gestação e na amamentação.

E você, já usou Hidroquinona? Me conta!

Leave a Reply

Pin It on Pinterest