fbpx

Seguimos na quarentena e muitos estão aproveitando para colocar o skincare em dia e testar todos aqueles produtos guardados no armário que nunca são lembrados (quem nunca?). Uma dúvida muito comum de pacientes é sobre a ordem correta dos produtos da rotina de pele na hora da aplicação. Vamos esclarecer?

Primeiramente, você deve começar a sua rotina, seja de manhã ou ao final do dia, com a pele limpa e demaquilada. Para isso, você pode utilizar um sabonete facial, seja em forma de gel, barra ou espuma de limpeza,  junto com algum demaquilante ou água micelar.

Com a pele limpa, é hora de começar os passos de skincare! Se você gostar de utilizar algum tônico, ou se a sua dermatologista tiver te indicado algum para complementar a limpeza, controlar a oleosidade ou hidratar a pele, por exemplo, ele deve ser utilizado logo após o primeiro passo. Aplique-o com o auxílio de um algodão, sem esfregar a pele.

Depois, a pele limpa e tonificada está pronta para receber os demais produtos: serum de tratamento, hidratantes em creme, loção ou gel, dermocosméticos e medicamentos anti-idade, clareadores e anti-acne, por exemplo. Não existe uma ordem específica para aplicá-los, mas geralmente oriento a aplicar os produtos de textura mais leve primeiro e, por último, os de textura mais encorpada. Utilize uma pequena quantidade e espalhe bem, esperando a pele absorver um produto para passar para o seguinte. Tome cuidado para não aplicar muitos produtos juntos e sempre cheque a compatibilidade deles entre si e em relação à exposição solar. Se estamos falando da rotina noturna, ela acaba por aqui.

Já na rotina matutina, o (quase) último passo não pode ser esquecido: o protetor solar! Capriche na quantidade, aplicando pelo menos 2 camadas, seja ele com ou sem cor, lembrando de reaplicá-lo ao longo do dia (pelo menos na hora do almoço, OK?). Depois disso tudo feito, você está livre para finalizar a produção com a maquiagem, caso deseje.

Parecem muitos passos, mas garanto que não é trabalhoso e não te tomará mais do que 10 minutos no seu dia, considerando a manhã e a noite.  Comece devagar e você verá que essa rotina de cuidados virará um prazeiroso hábito!

Cuide de você, da sua pele e da sua saúde!

Leave a Reply

Pin It on Pinterest