fbpx
Oi pessoal,  hoje resolvi falar sobre essa doença que está em surto aqui em Brasília: a SÍNDROME MÃO-PÉ-BOCA!
 
Essa doença é causada por vírus Coxsackie, da família dos enterovírus. Eles são transmitidos pelo contato com saliva e fezes de doentes. É comum nas crianças, mas pode acometer adultos também.
 
Os sintomas geralmente são febre alta, seguida de erupções na palma das mãos, na planta dos pés, ao redor da boca e na mucosa oral (nem sempre em todas essas áreas), e podem surgir lesões em outros locais também. Pode haver mal estar, irritabilidade, diarréia e falta de apetite ou dificuldade de engolir (as lesões da boca podem ulcerar e serem bem dolorosas). Complicações maiores pela doença são muito raras.
 
Não há tratamento específico, o que fazemos é medicar a febre, a dor, aliviar o desconforto das lesões e reforçar a importância da hidratação e boa alimentação.
 
Como mais de um tipo de vírus é implicado nesas doenças, as crianças podem ter mais de uma vez! A higiene das mãos é muito importante, pois as crianças podem eliminar o vírus por até um mês nas fezes.
 
Ah, muito curioso: algumas crianças podem perder as unhas (algumas perdem todas!) depois da recuperação dessa virose. Chato, né?  Mas não se preocupem que cresce tudo de volta rsrs
 
Você conhecia essa doença?

Leave a Reply

Pin It on Pinterest