tratamentos
CUIDADO ALÉM DA PELE
Temos diversos tratamentos cirúrgicos e estéticos. As indicações são realizadas somente após consulta e criteriosa avaliação médica.
TRATAMENTOS
Acne e oleosidade
A acne é uma inflamação crônica da pele, e seu tratamento adequado e precoce evita manchas e cicatrizes e tem muito impacto na qualidade de vida dos pacientes. Podem ser utilizados desde tratamentos locais até antibióticos, medicações hormonais ou Isotretinoína (o famoso Roacutan®).
Cicatrizes de acne e poros dilatados
A pele oleosa e com marcas de espinhas melhora muito com o uso de tratamentos locais, como ácidos, e com procedimentos em consultório, como peelings, lasers e microagulhamento, que estimulam a renovação da pele, reduzem os cravos, a oleosidade, a inflamação e estimulam o colágeno, melhorando as manchas e cicatrizes.
Manchas, sardas e melasma
Essas são queixas muito comuns no consultório, e descobrir o tipo e a causa da mancha é que vai determinar seu tratamento, geralmente a base de ácidos, clareadores e muito protetor solar! Podemos ainda fazer tratamentos em consultório como lasers, peelings e microagulhamento ou MMP®.
Olheiras
As olheiras podem ser acastanhadas, profundas ou arroxeadas, e a flacidez e formação de bolsas na região pioram ainda mais esse escurecimento embaixo dos olhos. O tratamento é desafiador e envolve cremes específicos para a região, além de procedimentos em consultório, como preenchimento com ácido hialurônico, peelings e lasers clareadores e renovadores da pele, lasers que atuem na melhora dos vasos e estímulo de colágeno local, com lasers, fios de PDO ou ultrassom microfocado.
Queda de cabelo
A queda de cabelo é um sintoma que pode ter várias causas, como genética, infecções, inflamações, variações hormonais e estresse. O diagnóstico e tratamento adequado são essenciais, com orientação do dermatologista. Não se automedique.
Calvície
A calvície tem causas hormonais e genéticas, e afina e encurta os fios até que eles fiquem bem ralos e não cresçam mais. O tratamento deve ser contínuo e inclui medicações locais, orais e procedimentos em consultório, como laser e o MMP® capilar para modular os hormônios, estimular o crescimento e engrossar os fios e reduzir a queda de cabelo.
Câncer de pele e avaliação avançada de sinais com dermatoscopia
O câncer de pele (não melanoma) é o mais comum de todos, e a exposição solar é o principal fator de risco. Os sinais e pintas da pele podem variar desde lesões benignas e inofensivas até lesões malignas e perigosas, como o melanoma. Pode ser difícil diferenciar essas pintas a olho nu durante o exame clínico. A dermatoscopia, um exame de imagem simples, feito em segundos, com uma lupa potente, auxilia muito nesse diagnóstico, orientando a necessidade de biópsia, o tratamento e o seguimento dermatológico. É também útil para avaliar outras condições da pele e doenças do couro cabeludo, sendo atualmente um método indispensável e rotineiro na consulta dermatológica.
Sudorese excessiva e odor no suor
O excesso de suor (hiperidrose) afeta axilas, mãos e pés, causando bastante desconforto. Bactérias podem atuar nesse suor e gerar um odor desagradável (bromidrose). O tratamento inclui medicações, cirurgias ou até procedimentos como a aplicação de toxina botulínica, que possui resultados excelentes e duradouros no controle da sudorese.
Alergias de pele
Alergias sistêmicas ou alimentares podem afetar a pele, e a pele também pode ser a origem de alergias. O tratamento inclui antialérgicos e corticóides, variando conforme a causa, e envolve acompanhamento conjunto com o alergista.
Infecções de pele, cabelo e unhas
A pele e seus anexos podem ser sede de diversas infecções virais (como verrugas, herpes, molusco), fúngicas (como pano branco e outras micoses) e até bacterianas (como erisipela e impetigo), além de infestações por parasitas e ácaros (como piolhos e sarna). A maioria dessas infecções é contagiosa e seu tratamento deve ser feito com orientação médica.
Foliculites
A foliculite é a inflamação do folículo piloso, que ocorre por atrito, pelo ato de depilar e barbear ou por uma infecção no local. Para prevenir e tratar esse problema, existem sabonetes específicos e medicações em creme, mas é essencial não usar roupas apertadas, minimizar o atrito da pele e usar remover os pêlos com técnicas que evitem o seu encravamento.
Dermatites
As dermatites são inflamações da pele que causam vermelhidão, coceira, descamação e até bolhas. Existem diversos tipos de dermatites, como a dermatite de contato, a dermatite seborreica (a famosa caspa) e a dermatite atópica. O tratamento depende do tipo de inflamação e da sua causa.
Doenças das unhas
As unhas são muito importantes esteticamente e podem nos dar pistas de doenças sistêmicas e carências nutricionais. Alterações como fragilidade, manchas, alterações no seu crescimento e infecções são comuns e requerem tratamento específico.
Cicatrizes e quelóides
Cicatrizes de cirurgias, acne ou acidentes podem ser atenuadas com tratamentos clínicos e procedimentos como lasers, infiltração de corticóides, microagulhamento e até mesmo cirurgia corretiva. Quanto mais recente a cicatriz, melhor a chance de melhora.
Cuidados dermatológicos para mulheres, homens, idosos e gestantes
Cuidados com a saúde da pele, do cabelo e das unhas são essenciais em todas as idades, com abordagens individuais baseadas nas particularidades e na fase da vida de cada um.
Gerenciamento do envelhecimento
O envelhecimento afeta todas as camadas da pele e atuar nele requer cuidados diários, como a proteção solar. Procedimentos em consultório feitos de forma combinada, como toxina botulínica, bioestimuladores de colágeno, lasers, ultrassom microfocado e preenchimentos são essenciais para abordar o envelhecimento multicamadas de forma completa, proporcionando resultados naturais no rejuvenescimento facial. O protocolo de tratamento para cada um é individualizado e deve ser discutido após criteriosa avaliação clínica, de acordo com as prioridades do paciente e conforme suas particularidades, expectativas e desejos.
PROCEDIMENTOS ESTÉTICOS E A LASER
Redução de rugas
A toxina botulínica atua de forma segura e eficaz prevenindo e suavizando rugas de expressão no rosto e pescoço, trazendo uma aparência mais jovem, uma expressão mais suave e um olhar mais descansado. Além disso, também trata o excesso de suor em áreas como axilas, couro cabeludo, pés, mãos e virilha.
Preenchimento com Ácido Hialurônico e técnica MD Codes®
Utilizamos o Ácido Hialurônico para ajudar a repor de forma sutil e natural o volume facial, sustentar o rosto, melhorar rugas marcadas e áreas como olheiras, sulcos profundos (bigode chinês, linha de marionete) e harmonizar áreas como lábio, queixo e mandíbula.
Bioestimulação de colágeno facial e corporal
É possível estimular gradativamente o nosso próprio colágeno, trazendo melhora da qualidade e da flacidez da pele e rejuvenescendo de forma incrível o rosto e áreas como pescoço, mãos, coxas e bumbum. O tratamento é feito com produtos como Radiesse®, HarmonyCa®, Sculptra® e Elleva®, que são absorvidos pelo corpo dando origem ao colágeno nesse processo, deixando a pele mais firme de forma extremamente segura.
Ultrassom micro e microfocado (Ultraformer MPT)
É uma tecnologia completa para promover efeito de lifting facial, combater a flacidez de corpo e rosto pelo estímulo de colágeno em todas as camadas da pele, além de evidenciar o contorno corporal e facial pela redução de gordura localizada. Excelente para tratar áreas como pálpebras inferiores, melhorar a abertura do olhar, diminuir a papada e dar um efeito de afinamento facial. O procedimento não é invasivo e não há necessidade de tempo de recuperação, o que garante o retorno imediato às atividades normais.
Fios de PDO
Um dos tratamentos mais modernos para estímulo de colágeno, os fios de PDO são feitos de material seguro e totalmente absorvível, com o objetivo de estimular colágeno na pele, podendo também, a depender do tipo do fio, ter um efeito de preenchimento local, de forma muito natural, de compactação da gordura, ou até mesmo efeito de tração e reposicionamento tecidual, ótimo para abrir o olhar ou dar sustentação ao rosto e definir os contornos faciais, sem dar volume.
Tratamentos faciais e corporais com laser (Lavieen®, Etherea®, Fotona®) e luz intensa pulsada
Lasers e luz pulsada são utilizados para as mais diversas condições de pele, como envelhecimento e rugas, manchas, melasma, sardas, textura irregular e poros abertos, acne ativa e cicatrizes de acne, rosácea, olheiras, cicatrizes em geral, estrias e flacidez. O número de sessões necessárias e processo de recuperação envolvido varia conforme o tipo do laser e o protocolo escolhido, de acordo com cada pele e com o objetivo do tratamento.
Peelings químicos faciais e corporais
Os peelings químicos são procedimentos muito utilizados, que servem para esfoliar e regenerar a pele, melhorando manchas, sinais de envelhecimento, olheiras, melasma, espinhas, cicatrizes e estrias. Podem ser realizados no rosto ou no corpo. O grau de descamação da pele varia de acordo com o ácido utilizado no peeling e a profundidade que ele atinge, podendo ser superficial, médio ou profundo.
Microagulhamento e Indução Percutânea de Colágeno por Agulhas (lPCA®)
Para cicatrizes de acne, rejuvenescimento, estímulo de colágeno, melhora de poros dilatados, melasma e estrias.
O microagulhamento médico visa induzir a produção cutânea de colágeno, servindo para melhora da textura e viço da pele, suavização de cicatrizes (como estrias, marcas de acne, cicatrizes cirúrgicas), manchas (como o melasma), melhora de rugas e flacidez, e auxílio no tratamento calvície. O tratamento consiste em produzir minúsculos furos na pele com microagulhas, ocasionando uma reorganização de sua estrutura. São feitos furos em várias direções, e são escolhidos diferentes comprimentos de agulha de acordo com o objetivo do tratamento. Eles irão desencadear um processo de cicatrização e regeneração celular, com proliferação de células-tronco, estímulo de fibroblastos (que produzem elastina e colágeno) e de novos vasos sanguíneos. Com a criação desses canais na pele, pode-se ainda aproveitar para aplicar topicamente substâncias terapêuticas (como vitamina C, clareadores, ácido hialurônico, ácido retinóico…) que penetrarão diretamente na derme, processo chamado de drug delivery. Uma grande vantagem em relação aos tratamentos com laser é a sua maior segurança em pacientes de pele mais escura, que podem apresentar manchas após a aplicação do laser, devido à energia térmica, ausente na técnica do microagulhamento.
Microinfusão de medicamentos na pele (MMP®)
Esse procedimento associa o microagulhamento à microinfusão de ativos diretamente na pele, ou seja, no local onde eles devem chegar para atuar. Assim, é possível colocar diretamente na derme substâncias clareadoras, anti-idade ou estimuladoras do crescimento capilar, por exemplo. Indicado para tratamento de calvície, queda de cabelo, melasma, melhora da textura da pele e redução de poros dilatados, manchas, cicatrizes e sardas brancas de sol. É uma das formas mais modernas de drug delivery!
Infiltração intralesional
Uma ótima opção para o tratamento de cicatrizes mais altas (hipertróficas) e quelóides, a injeção de medicamentos diretamente na cicatriz deixa ela mais fina, menos elevada e controla a proliferação do colágeno.
PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS
Retirada de pintas, sinais e pequenos tumores
É possível remover uma lesão suspeita ou incômoda na pele por meio de um procedimento cirúrgico de pequeno porte, feito com anestesia local, em consultório, A ferida é fechada com pontos ou cauterizada.
Biópsia de pele
É um procedimento para colher um pequeno fragmento da pele ou da mucosa, que será analisado no laboratório. O processo é feito com anestesia local, em consultório, e geralmente leva pontos. A biópsia serve para diagnosticar doenças como inflamações cutâneas ou câncer de pele, quando o diagnóstico clínico não é possível ou para a sua confirmação.
Crioterapia
O tratamento de lesões pelo resfriamento da pele, utilizando nitrogênio líquido, tem várias indicações na dermatologia, como tratamento de verrugas, queratoses actínicas e seborréicas, alguns tipos de câncer de pele superficiais e sardas de sol.
Eletrocoagulação
É um procedimento que cauteriza a pele, feito com o bisturi elétrico. É muito utilizado para tratamento de lesões como fibromas, hiperplasias sebáceas, queratoses seborréicas e verrugas, além de queratoses actínicas e alguns tipos de câncer de pele.
Cauterização química
A aplicação de um ácido ou substância cáustica sobre uma lesão de pele ou mucosa, é muito utilizada no tratamento de lesões como queratoses actínicas, queratoses seborreicas, verrugas virais e granuloma piogênico.
Curetagem
É uma técnica que utiliza um instrumento não cortante (a cureta) para remoção de tecido, utilizada no tratamento de lesões como queratose actínica, molusco, queratose seborréica e verrugas.